Liberação Tecidual Funcional® é uma estratégia terapêutica especializada para fibroses, aderências e cicatrizes, respaldada pelas pesquisas científicas nas áreas do reparo tecidual, da mecanobiologia e da neurofisiologia dos tecidos conjuntivos. 

Esta aplicabilidade foi idealizada pela Drª Mariane Altomare durante sua faculdade de fisioterapia e está no mercado desde 2001 como o tratamento mais eficaz para fibroses, cicatrizes e aderências e sua aplicação visa restaurar a mobilidade das interfaces teciduais, normalizar as cargas mecânicas teciduais, favorecendo o metabolismo e a funcionalidade.

Para que o metabolismo corporal ocorra adequadamente, é necessário que as estruturas que compõe nossos tecidos estejam organizadas fisiologicamente. Quando esta situação não acontece, várias alterações são percebidas, como por exemplo, dores, retrações, inchaço…

  O tratamento efetivo (proposto pela LTF®) se dá através da normalização do ambiente mecanobiológico tecidual (equilíbrio de cargas mecânicas intrínsecas – também chamado off-loading), sem provocar a síntese de colágeno, sem dor (respeitando a neurofisiologia) para estimular respostas adaptativas do organismo, conduzindo ao processo de cura e devolução da mobilidade e funcionalidade, alcançando assim, o resultado esperado.

  Uma vez que o cirurgião e o paciente percebam os resultados de um tratamento adequado, a fisioterapia torna-se praticamente obrigatória e assim, um complemento indispensável para o sucesso da cirurgia.

  Desde sua idealização até os dias de hoje, a LTF® passou por diversos ajustes, sendo aprimorada e aperfeiçoada a cada novo conhecimento adquirido na vasta prática clínica e nas constantes formações realizada por sua idealizadora, a Dra Mariane Altomare.

  Infelizmente, muitos profissionais inescrupulosos utilizam o nome LTF® (e seus textos explicativos) em suas redes sociais, mas muitos apenas leram sobre a técnica, sem sequer ter participado de um curso, sem ter noção do que a técnica preconiza. Muitos ainda realizaram o curso há muitos anos e ainda utilizam conceitos ultrapassados, prejudicando os pacientes que buscam o tratamento atualizado pela marca LTF®.

Para salvaguardar a eficácia da técnica, a marca LTF – LIBERAÇÃO TECIDUAL FUNCIONAL® é devidamente registrada no INPI sob número 909413711 de propriedade intelectual exclusiva da Drª Mariane Altomare, sendo certo que sua utilização indevida será punida nas esferas cível e criminal, em atenção a Lei 9279/96 – Lei de Propriedade Industrial, bem como ao Código Penal vigente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *