Nós humanos fomos capazes de feitos incríveis devido à nossa capacidade de pensar e de se movimentar.
.
Utilizamos com equilíbrio nossos sistemas e quando temos alguma lesão, ou provocamos uma, esses sistemas podem ser comprometidos e precisamos restaurá-lo, a fim de devolver a função para nosso corpo.
.
Ou seja, podemos perder momentaneamente nossa capacidade de exercer tarefas simples como levantar os braços, caminhar com a postura ereta, deitar-se ou levantar da cama.
.
O objetivo do exercício/movimento terapêutico é devolver função para o nosso organismo fazendo com que ele volte a se mover de forma natural e intuitiva, sem dor ou desconforto.
.
Em pós-operatórios, sejam eles de cirurgias plásticas, vasculares, ortognáticas ou outras, existem alguns cuidados que deverão ser respeitados e que dependem de cada tipo de cirurgia (e técnica cirúrgica) e da condição do tecido.
.
O processo de reparo tecidual segue com formação de tecidos cicatriciais, que podem limitar as funções nos nervos, fáscias, músculos e articulações, devendo ser abordado de forma especializada. O tratamento deve primeiramente abordar estes tecidos, para que o exercício/movimento possa ser realizado sem afetar as incisões.
.
Eis alguns cuidados a serem tomados:
.
– Não alongar. Tensionamentos não são benéficos para tecidos cicatriciais;
– Não “aguentar”a dor provocada por tratamentos ou movimento inadequado, “no pain, no gain” não se aplica aqui.
– Não exagerar nos exercícios.
– Respeitar sempre os limites de seu corpo.
.
Os exercícios são prescritos de acordo com a fase da cicatrização e orientados e realizados com o fisioterapeuta, que irá avaliar a cada encontro, de acordo com a necessidade e dificuldade encontrada no dia a dia dos pacientes.
.
Texto por: @dani_hanashiro
.
#institutomarianealtomare #credenciadasIMA
#liberaçãotecidualfuncional #LTF #fisioemtecidoscicatriciais #fisioemcirurgiaplastica #dicadoIMA #posoperatoriocomfisio #fisioterapia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *